Diferenciação pedagógica

– A gestão das diversidades

Objetivo

No sentido de proporcionar diferentes formas de apreender conteúdos, processar ou entender diferentes ideias e desenvolver soluções de modo a que cada aluno possa ter uma aprendizagem eficaz, pretende-se:
1- (Re)conhecer o conceito de diferenciação pedagógica;
2- Identificar os fatores boqueadores da aprendizagem;
3- Aprender as diferentes estratégias de gestão da sala de aula diferenciada;
4- Proporcionar diferentes metodologias/estratégias que possam contribuir para a prática pedagógica diferenciada.

Conteúdos

1. Conceito de Diferenciação Pedagógica e Diversidade

2. Fatores de Diversidade
2.1. Género
2.2. Idade
2.3. Cognição e Códigos Sócio-linguísticos
2.4. Etnia e cultura
2.5. NEE
2.6. Outros

3. Técnicas pedagógicas em contextos diferenciados
3.1. Trabalho colaborativo entre docentes e discentes
3.2. Estratégias cognitivas
3.3. Gestão do espaço, tempo, recursos e materiais de apoio à aprendizagem
3.4. Gestão dos fatores bloqueadores da aprendizagem
3.5. Produção de estratégias de trabalho em sala de aula

4. Práticas educativas e diferenciação pedagógica

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Data de realização

22 e 31 de Maio, 7, 19 e 26 de junho, 3 e 10 de julho

Modalidade – Duração

Curso de formação
25 horas

Horário – Local

18h30-21h30 // CFAE Seixal

Formadora

Mariana Grazina

Inscrições

Esgotado

Sem custos – Suportado pelo orçamneto de estado no âmbito do PNPSE

Pin It on Pinterest

Share This