ES´COOL - Promoção da saúde mental nas escolas

ES´COOL

Promoção da saúde mental nas escolas

Efeitos a produzir

O objetivo da formação “ES’COOL” é desenvolver um ambiente escolar promotor de bem-estar e estilos de vida saudáveis entre os adolescentes, através da capacitação de professores e profissionais da educação.
Esta formação visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que incluirá a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar. Irá ainda permitir um eficaz encaminhamento que permita uma intervenção precoce e com maior eficácia em situações complexas. Por último, permitirá promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre estas temáticas e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens.
Irá ser produzido um manual de formação onde será divulgado o programa aplicado, de forma a difundir as boas práticas e a torná-lo acessível a outras escolas, incentivando o desenvolvimento de projetos que promovam estilos de vida saudáveis entre os adolescentes.
Após a formação, os professores serão capazes de desenvolver projetos promotores de bem-estar e estilos de vida saudáveis nas suas escolas, de dinamizar grupos de trabalho sobre esta temática nas respetivas escolas e agrupamentos que permitam desenvolver outros projetos com a mesma finalidade, criando um ciclo gerador de projetos na área do bem-estar, nas escolas nacionais.
Os professores terão maiores competências para lidar com as problemáticas dos adolescentes, podendo auxiliar todos os agentes educativos a desenvolver as mesmas capacidades e implementar projetos que promovam o bem-estar, de forma a melhorar o ambiente escolar.

Conteúdos

MÓDULO 1 – Saúde Mental em Contexto Escolar (6 horas – Presencial)
. Definição saúde-mental;
. Perturbações do Humor
. Perturbações da Ansiedade
. Violência em Contexto escolar
. Consumo de substâncias
. Fatores protetores da saúde mental (resiliência, autorregulação, relacionamento com família, pares, contexto escolar, competências pessoais e sociais)
. Bem-estar, Felicidade e Otimismo.

MÓDULO 2 – Metodologia de Projeto (4 horas – Presencial)
. Boas Práticas
. Identificação e caracterização do problema
. Implementação do Projeto
. Avaliação do Projeto

MÓDULO 3 – Elaboração do Projeto (5 horas – Supervisão trabalho Autónomo)
– Elaboração de Projeto a implementar em contexto escolar

MÓDULO 4 – Apresentação do Projeto (4 horas – Presencial)
– Apresentação e discussão do Projeto Elaborado

MÓDULO 5 – Estratégias e Técnicas para Desenvolvimento de Projetos (6 horas – Presencial)
– Dinamização de grupos de professores e agentes educativos para desenvolver e implementar projetos promotores de bem-estar e estilos de vida saudáveis, com supervisão dos formadores

MÓDULO 6 – Implementação do Projeto em Contexto Escolar (15 horas – Supervisão Trabalho Autónomo)
– Implementação dos projetos realizados em contexto escolar, com apoio e supervisão dos formadores
Como se pretende que este seja um trabalho ajustado às realidades evidenciadas pelos formandos, o tipo de estratégias a implementar irá depender de múltiplos fatores, os quais condicionarão algumas das opções metodológicas a tomar, quer pelos formadores, quer pelos formandos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Data de realização

17 jan e 8 fev – 18:30-21:30

21 jan e 11 fev – 10:00-18:00

Modalidade – Duração

Oficina de formação
20 horas + 20 horas

Local

CFAE Seixal

Formadora

Diversos

Inscrições

Até 15 de janeiro de 2017

sem custos

Pin It on Pinterest

Share This