A Educação da Pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo em Contexto Inclusivo.

Objetivo/Efeitos a produzir

– Promover efeitos práticos que permitam a construção de materiais pedagógicos adequados aos diferentes estilos de aprendizagem das crianças/jovens com PEA;

– Construir materiais e organizar atividades pedagógicas de acordo com as necessidades e os recursos dos diferentes contextos educativos, com reflexos nas aprendizagens em sala de aula;

– Partilhar soluções em grupo que permitam dotar os profissionais de um leque de processos facilitadores da aprendizagem, que contribuam para uma maior integração e sucesso escolar dos alunos;

– Construir instrumentos de apoio à avaliação/intervenção, contextualizados às diferentes realidades;

– Promover espaços de discussão, de estratégias, de materiais e recursos implementados, como um suporte das atividades em sala de aula.

Conteúdos

1ª Sessão (3 horas ) – Caracterização das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)

  • Objetivos, organização e avaliação da Oficina
  • Discussão sobre a metodologia a adotar e organização sequencial das temáticas a desenvolver
  • Definição e conceito de PEA
  • Tipos de Autismo

2ª Sessão (3 horas) – Caracterização das PEA (continuação)

  • Comportamento
  • Comunicação
  • Funcionamento Cognitivo
  • Necessidades Educativas da Pessoa com PEA

3ª Sessão (3 horas) – Avaliação

  • Estilo de aprendizagem da Pessoa com PEA
  • Avaliação Especializada: diagnóstico e avaliação compreensiva

4ª Sessão (3 horas) – Trabalho Colaborativo

  • Trabalho com a Família
  • Organização da Escola: Gestão de recursos
  • Dinamizar o trabalho em Equipa

5ª Sessão (3 horas) – Intervenção em Contextos Inclusivos

  • Metodologias de intervenção:

– Contexto de pré-escolar

– Contexto 1º ciclo

– Contexto de 2º e 3º ciclo

6ª Sessão (3 horas) – Intervenção em Contextos Inclusivos (continuação) 

  • Adequações dos Materiais e Atividades:

– Jogos; fichas de trabalho; mapas concetuais; calendários; agendas; horários,…

 7ª Sessão (3 horas) –  Intervenção em Contextos Inclusivos (continuação) 

  • Utilização de ferramentas tecnológicas para a construção de materiais na área da comunicação:

– Fichas de trabalho; pranchas/cadernos de comunicação; adaptação de histórias, lendas, canções,…

  8ª Sessão (4 horas) – Workshop de atividades

  • Apresentação dos trabalhos
  • Reflexão e discussão de propostas de melhoria
  • Avaliação da ação
Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Data de realização

15, 22 e  29 de nov, 6 e 13 dez, 3, 10 e 17 jan

Modalidade – Duração

Oficina de formação
25 + 25 horas

Horário – Local

18h30-21h30 // CFAE Seixal

Formadora

Maria do Carmo Correia

Inscrições

Até 10 de novembro de 2016

Custo de Inscrição – 60€

Pin It on Pinterest

Share This