Primeiros Socorros em contexto escolar

Primeiros Socorros em contexto escolar

Objetivo

– Definir o conceito de Primeiros Socorros.
– Definir a importância da Cadeia de Sobrevivência.
– Reconhecer a importância do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
– Identificar os acidentes e situações de doença mais comuns.
– Identificar e prevenir o risco de acidentes em meio escolar.
– Relembrar conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano.
– Conhecer as técnicas de abordagem à vítima.
– Demostrar conhecimentos sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) no adulto e criança.
– Saber atuar nas principais situações de Emergência Médica.
– Saber atuar nas principais situações de Emergências de Trauma.

Conteúdos

1ª Sessão – 2:30 horas
– Apresentação
– Definição e importância dos Primeiros Socorros.
– Definição e importância da Cadeia de Sobrevivência.
– Sistema Integrado de Emergência Médica.
– Acidentes e situações de doença mais comuns.
– Identificar e prevenir o risco de acidentes em meio escolar.

Anatomia e fisiologia do corpo humano
1. Anatomia e fisiologia
2. Planos anatómicos
3. Regiões do corpo: cavidades do corpo
4. Regiões do corpo: subdivisão do abdómen
5. Sistema esquelético
6. Sistema muscular: histologia e fisiologia
7. Sistema nervoso
8. Os sentidos: tato, visão, audição, olfato e gosto
9. Sistema endócrino
10. Pele
11. Aparelho circulatório
12. Aparelho respiratório
13. Aparelho digestivo
14. Aparelho urinário
15. Aparelho reprodutor
16. Anatomia e fisiologia da gravidez

2ª Sessão Teórico-prática – 2:30 horas
Abordagem à vítima
1. Avaliação do local e segurança
2. Avaliação da vítima: abordagem ABCDE
3. Airway: permeabilização a via aérea com controlo da coluna cervical
4. Breathing: ventilação e oxigenação
5. Circulation: assegurar a circulação com controlo da hemorragia
6. Disability: disfunção neurológica
7. Expose: exposição com controlo da temperatura
8. Avaliação secundária
9. Parâmetros vitais e glicemia capilar
10. Transporte

Técnicas de abordagem à vítima
1 Aspetos facilitadores da comunicação
2. Abordagem a populações específicas
3. Abordagem em contextos específicos, urgências médico-legais
4. Cenário com existência de cadáver
5. Trauma psicológico

3ª Sessão Teórico-prática – 2:30 horas
Suporte Básico de Vida

A cadeia de sobrevivência
1. Cadeia de sobrevivência

Suporte básico de vida, adulto e pediátrico
1. Compressões torácicas
2. Ventilação ‘boca-a-boca’
3. SBV, adulto/criança
4. SBV com dois reanimadores

Ventilação com adjuvante da via aérea
1. Ventilação com máscara de bolso

Desobstrução da via aérea
1. Obstrução da via aérea
2. Algoritmo de desobstrução da via aérea: adulto/criança

Considerações especiais
1. Posição lateral de segurança
2. Riscos para o reanimador

4ª Sessão – 2:30 horas
Sessão prática – Abordagem à vítima e SBV

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Data de realização

5 e 12 Dez, 9, 16, 23, 30 Jan, 13, 20 Fev,
6, 13 Mar

Modalidade – Duração

Curso de formação
27 horas

Horário – Local

18h30-21h30 // CFAE Seixal

Formadora

Inês Baptista

Inscrições

Até 1 de dezembro de 2016

Sem custos

Pin It on Pinterest

Share This