Avaliação Funcional e Classificação no Boccia
Objetivo
No final da Formação os Docentes (incluindo os Professores-responsáveis do Desporto Escolar) terão adquirido conhecimentos, experiências e competências para:
a) Utilizar os sistemas, métodos e técnicas do Sistema Desportivo de Avaliação Funcional e Classificação, a semelhança do CIF enquanto elemento facilitador do processo de avaliação das NEE em geral e, particularmente, para o Boccia.
b) Aplicar os instrumentos internacionalmente validados a semelhança do CIF que, pelos seus objetivos, estrutura e modos de aplicação, surge como um elemento facilitador de todo o processo de avaliação das NEE, na medida em que vai permitir, por um lado, uma linguagem unificada e padronizada, bem como uma estrutura de trabalho comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde e, por outro, vai contemplar uma série de componentes (funções e estrutura do corpo, atividade e participação e fatores contextuais) que abarcam, numa perspetiva dinâmica, todas as dimensões relacionadas com as NEE.
c) Determinar, para a modalidade de Boccia, a elegibilidade e criar categorias por perfil funcional para a Atividade/Participação.
d) Proceder a adaptações de programas que melhor se adequam ao perfil funcional dos participantes, com acesso condições de acessibilidade, com sucesso e segurança.
e) Potenciar o desempenho profissional e contínuo aperfeiçoamento dos docentes destinatários da ação, bem como o seu contributo para a melhoria dos resultados escolares e inclusão escolar.
f) Melhorar a qualidade de ensino dos docentes destinatários da ação e dos resultados da aprendizagem.
g) Partilhar conhecimentos e capacidades orientadas para o desenvolvimento profissional dos docentes destinatários da ação.
Conteúdos
Sessão Teórica – 4 horas
Conteúdos da Ação Teórica
1.1. A avaliação dos alunos NEE
1.1.1. Princípios e Filosofia
1.1.2. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
1.1.3. Sistemas Desportivos de Avaliação Funcional e Classificação
1.2. Avaliação e Classificação
1.2.1. Do perfil clínico e funcional ao perfil do praticante
1.2.2. A Avaliação e Classificação no Boccia
Sessão Teórico-Prática – 8 horas
Conteúdos da Sessão Teórico-Prática
1.3. A Avaliação Funcional
1.3.1. Métodos e técnicas de avaliação funcional e classificação
1.3.2. O perfil funcional das classes no Boccia
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 260, 620, 910, 920 e 930
Data de realização
Realizado
Modalidade – Duração
Curso de formação
12 horas
Local
ESCOLA BÁSICA 2/3 DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO
Formador
JORGE CARVALHO
Inscrições
Até 25 de junho de 2017